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A arte de saber falar: como não passar vergonha ao se apresentar!

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Mensagem  Admin Sex maio 28, 2010 6:11 am

De acordo com a consultora Rita Batista, não existem regras para se comunicar bem, mas sim orientações a serem seguidas
Existem momentos em que se apresentar é inevitável. "Meu nome é...", "Sou de..." e "Estou aqui para..." são sentenças que serão usadas durante as mais diversas ocasiões.
Na maioria dos casos, porém, tudo isso pode causar desconforto, gerado da timidez. No entanto, ao aliar desenvoltura e relevância nas informações, a apresentação se tornará rápida e objetiva.
O que, quem, como...
De acordo com a consultora da RH Internacional, Rita Batista, não existem regras para se comunicar bem durante uma apresentação, mas sim orientações a serem seguidas.
“É sempre bom estar relaxado, afinal é sobre você mesmo que irá falar. Organize, diga seu nome, para que veio e suas características”.
Um aspecto da comunicação verbal que deve ser levado em conta é o uso correto da língua portuguesa. Segundo a consultora, deve-se falar de maneira fluente e com uma linguagem objetiva.

Outro ponto para o qual Rita chama a atenção é o da preparação. Em sua avaliação, quanto mais treinamento, melhor será o resultado, mesmo tratando-se de uma simples “divulgação da imagem”.

Não faça da sua apresentação um fiasco

Pode-se dizer que saber se apresentar é uma arte. Não exagere e foque no ponto-chave daquele momento.
“Ao se apresentar para os colegas de um curso de inglês, por exemplo, não precisa contar sobre a sua vida pessoal. Apenas revele o seu objetivo com aquelas aulas e como elas serão aplicadas em sua vida”.

Outro fator importante é o vício de linguagem (“Né”, “tá”, “ok”). Dar margem a eles e a palavras imprecisas pode transformar sua apresentação pessoal em um 'circo de erros'.

"Evite excesso de gírias e gestos indevidos. Outro ponto importante é não permanecer demais em um mesmo assunto, isso irá cansar os ouvintes”, explica Rita.

A consultora sustenta que se apresentar em uma entrevista e em um curso são situações muito distintas. “Em ambos os casos é necessário planejamento, mas na entrevista você está fazendo uma venda para um ou, no máximo, três entrevistadores. Seja sucinto: 'Olá meu nome é... Estou aqui para...'”.

Por Equipe InfoMoney, InfoMoney

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